terça-feira, abril 02, 2013

Pintar as unhas de forma saudável com a Scotch Naturals

O outro dia, deparei-me com um artigo a falar sobre vernizes feitos com.....água.

Bom, a verdade é que fiquei curiosa com esta nova fórmula e sendo a saúde muito importante nos dias que correm, quis saber mais sobre o assunto. E depois de percorrer mil e um artigos na Internet, cheguei à conclusão que, de facto sim, certos vernizes contêm ingredientes perigosos e tóxicos. Eu, pessoalmente, nunca tinha pensado nessa possibilidade, e acho útil transmitir a mensagem. Pelo que passo a citar os ditos:

- Formaldeído (ou metanal ou formol) é um gás muito usado em produtos químicos. Essa substância é extremamente tóxica e pode ser cancerígena.

- Tolueno (ou metil benzeno) é um líquido incolor com um cheiro característico. Provoca irritações na pele e pode causa sérios danos no sistema nervoso e no cérebro.

- Dibutilftalato (ou DBP): é um plastificante utilizado para que o verniz seja mais duradouro. Os efeitos mais comuns da exposição ao dibutilftalato são: irritação nos olhos, pele e sistema respiratório.

- Cânfora

Estes são os principais. Claro que depois desta pesquisa toda, a reacção normal que tive foi dar uma vista de olhos aos vernizes que tinha. E qual não foi o meu espanto quando vi que metade dos vernizes (sim, metade, e eram bastantes!!!) continham estes produtos!!!

Mas bom, há que ver o lado positivo porque deitei muitos deles sem qualquer culpabilidade, por terem sido comprados na feira a um euro. Mas fiquei muito decepcionada por deitar fora alguns que julgava bons, nomeadamente os da Risqué....todos para o lixo!!!!


E tadam: aqui ficam os que sobraram!!! Kiko, Ludurana e Ciaté (não presente na foto). Quanto aos meus adoráveis vernizes de stamping da Konad, infelizmente também têm uma ou outra porcaria, mas estes não os conseguideitar fora pois quando os uso, não há contacto directo com a unha....

Não ia abdicar deste tesourinho, ora essa!!!!

Por isso, aproveitem para dar uma olhadela e usar uma boa base, que é essencial para continuar a usar os vossos vernizes! A saúde é muito mais importante!

Deixo vos também 3 links (em inglês) onde poderão conferir quais os vernizes mais "saudáveis":
3-Free
4-Free
5-Free

2 comentários:

  1. Yap, é por isso que a venda dos Risqué cá em Portugal é mto limitada.

    Qd cá vieres hás-de experimentar os Cliché. É uma marca mesmo portuguesa e sem esses componentes tóxicos :) Têm mtas cores (vão reproduzindo as cores dos Risqué), não são maus (quanto mais opacos melhor são) e só custam um euro :) Compras nas lojas dos chineses ou online :) ***

    O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt/
    A minha loja de bijuteria online: http://www.2bpretty.pt/

    ResponderEliminar